top of page

Capela São José
Itabira - MG

Projeto para uma capela privada em honra a São José. O projeto teve como referência as igrejas vernaculares de madeira encontradas na região sul do país, que possuem as suas raízes nas igrejas do Leste Europeu. Também foram utilizados como referência alguns exemplares de capelas vernaculares norte-americanas.

​A arquitetura vernacular é a vertente popular da arquitetura, refletida nas inúmeras soluções motivadas pela necessidade de construção de abrigos e demais espaços. Por esse motivo, as construções utilizam materiais e técnicas locais mais rústicas. Provada pelo teste do tempo, a arquitetura vernacular tende a se adaptar ao meio ambiente de modo que, dos seus produtos bem-sucedidos, emergiram diversos arranjos de formas que foram herdadas por gerações e que constituem uma tradição construtiva, um estilo e uma linguagem própria. Devido à variedade de soluções, às variações culturais e regionais, a classificação dos diversos estilos vernaculares tende a abarcar um amplo espectro de formas arquitetônicas.

​Na arquitetura sacra, essa linguagem vernacular ganhou um brilho especial inteiramente renovado pela motivação de erigir espaços sagrados adequados à ação litúrgica e à prática da oração. Na busca de atenuar o aspecto rústico, muitas vezes foram associados proporções e elementos da arquitetura clássica às igrejas, ainda que de modo reduzido. Como resultado, obteve-se um estilo moderado e singelo, com aspectos comuns às igrejas clássicas, góticas, ou coloniais, mas de execução simplificada.

Texto 01
bottom of page