Nos últimos anos, padres, arquitetos, estudantes e seminaristas entraram em contato comigo pedindo referências, recomendações e avaliações de obras de arquitetura sacra. Visando proporcionar um conhecimento mais profundo e mais sólido para a apreciação e para os que pretenderem projetar espaços sagrados, decidi iniciar um grupo de estudos.
O objetivo do grupo é permitir que os integrantes encontrem as bases que sustentam a verdadeira Arquitetura Sacra, não de uma maneira descritiva e distante, mas, mostrando como ela se fundamenta em realidades sacramentais que elevam as mentes e os corações ao Alto e glorifica a Deus. Isso permitirá que, com o tempo e um maior aprofundamento nas referências apresentadas, possam contemplar e projetar verdadeira obras de arquitetura sacra. Assim, nas primeiras aulas buscaremos discorrer sobre a mais fundamental das perguntas:
O QUE É UMA IGREJA?
A partir daí faremos juntos uma breve jornada, dividida em 10 encontros mensais, de março a dezembro, nos quais discutiremos os fundamentos canônicos, teológicos e arquitetônicos da arquitetura sacra tradicional. Os encontros consistirão de uma palestra seguida de um tempo para perguntas e discussões livres.
O primeiro encontro será no dia 25 de Março, Festa da Anunciação, e as vagas para o grupo ficarão abertas apenas até às 12h00 do dia 22 de Março. Após, não serão mais permitidos novos integrantes. Como as palestras serão gratuitas, as vagas serão limitadas e peço que se inscrevam apenas aqueles que tenham o real interesse e vontade de aprender e de se comprometer com o estudo.
A beleza e a cor das imagens estimulam a minha oração. É uma festa para os meus olhos, tanto quanto o espetáculo do campo estimula meu coração a dar glória a Deus.
São João Damasceno, De sacris imaginibus oratio
CROGRAMA DOS ENCONTROS
MAR – Apresentação do grupo de estudos | Breve introdução bibliográfica
ABR – O que é uma igreja? Ontologia da Arquitetura Sacra
MAI – Arte e Beleza a serviço da liturgia | Introdução aos princípios da Arq. Sacra
JUN – 1° Princípio da Arquitetura Sacra| 2° Princípio da Arquitetura Sacra
JUL – 3° Princípio da Arquitetura Sacra | 4° Princípio da Arquitetura Sacra
AGO – 5° Princípio da Arquitetura Sacra | 6° Princípio da Arquitetura Sacra
SET – 7° Princípio da Arquitetura Sacra | Breve introdução aos estilos arquitetônicos
OUT – Programa de uma igreja: espaços e elementos externos
NOV – Programa de uma igreja: espaços internos | Introdução ao espaço do Santuário
DEZ – Santuário: centro da vida espiritual | Altar, ambão, sédia e tabernáculo