top of page

Igreja São Pedro
Belo Horizonte - MG

Projeto de reforma integral do espaço litúrgico da igreja, da fachada externa ao santuário. O projeto, em fase de desenvolvimento, buscou atribuir uma nova estética à construção, se aproveitando tanto quanto possível do que já havia sido realizado na construção inicial. Como ponto de partida foi escolhido o estilo neocolonial, que resgata os elementos da arquitetura luso-brasileira, especialmente das igrejas barrocas mineiras, mas de forma mais moderada. A nova igreja, contará com duas torres, um portal principal de entrada encimado por uma rosácea e um frontão quebrado com um nicho central, no qual será colocada uma imagem do santo padroeiro.

 

Para interior da igreja, inicialmente foi criado um nártex (átrio de entrada interior), que faz a transição do espaço externo e interno e auxilia o fiel a sair do ritmo cotidiano acelerado e se recolher espiritualmente, em preparação para a Santa Missa, ou para suas orações pessoais. Na nave da igreja foi pensado um novo piso, ajustando os desníveis existentes, e um novo forro que valorize o espaço sagrado. No presbitério, foi refeito o arco do cruzeiro, buscando ressaltar a o aspecto de verticalidade do interior e, na parede do fundo, foi idealizado um retábulo com um crucifixo, que conduz e atrai os olhares a si. Nas laterais do arco cruzeiro serão colocadas duas imagens, uma de Nossa Senhora, e outra de São Pedro, o santo padroeiro da igreja. Também nas laterais, dois portais arqueados dão acesso à sacristia e à Capela do Santíssimo, sobre os arcos figuram dois nichos, com volutas coloniais, nos quais estão estampadas, respectivamente, as seguintes frases bíblicas em referência ao santo padroeiro: "Simão, filho de João, tu me amas?" | "Apascenta as minhas ovelhas."

 

Na parte posterior da igreja, sobre o nártex, foi pensado um coro alto, que será um espaço de dimensões apropriadas para o coral da igreja. Por fim, foram concebidos os detalhes decorativos e ornamentativos, adequados ao estilo da nova igreja, neocolonial, de forma a valorizar o espaço sagrado com um todo, dentre os quais colunas, pilastras e entablamentos, coruchéus, volutas e molduras apropriadas.

Texto 01
bottom of page