Paróquia Cristo Redentor
Belo Horizonte - MG
Projeto de reforma das fachadas e área externa da paróquia. O projeto buscou utilizar-se dos arcos ogivais, presentes no interior do templo, na configuração dos vãos de abertura, tanto para obter uma maior harmonia entre a parte interna e externa da paróquia, quanto para obter equilíbrio em contraposição ao volume horizontal existente, uma vez que o arco ogival possui um carácter de verticalidade.
Ainda, para amenizar a horizontalidade da construção e atribuir um carácter de ascendência, comum nos edifícios sacros, foi adicionada à fachada principal uma elevação angular contendo doze arcos com a imagens dos doze apóstolos e um nicho que guarda a imagem de Cristo Redentor. Também foram adicionados pináculos nas extremidades da fachada, em continuação aos pilares e listrar e quatrefoils (trevos quadrifólios) como elementos de ornamentação, suavizando ainda mais o ritmo horizontal.
As coberturas das portas foram pensadas de maneira a realçar cada uma das entradas, bem como a sua importância. Assim, a porta principal, que é símbolo de Cristo, possui uma cobertura maior que evidencia o vão de entrada e as portas laterais possuem coberturas semi-planas, salientando os vitrais ogivais logo acima. Já a entrada da fachada lateral, possui uma cobertura em arcos ogivais, que realça a escadaria de acesso. Para a materialidade, optou-se pelo revestimento em pedra apenas na parte central da fachada principal e na torre lateral, em vista do orçamento e para evidenciá-las através da diferença de materialidade. À torre lateral foram adicionados elementos de ornamentação que ressaltam a verticalidade, bem como aberturas para abrigar os sinos na parte superior. Assim convertendo-se em uma torre campanário.
Por fim, na área externa foi concebida uma pequena praça que abriga a imagem de Nossa Senhora da Consolação e Correia e um velário, ao lado da escada, que segue a mesma linguagem artística e arquitetônica